Linhas de pesquisa vinculadas aos grupos de pesquisa

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil constitui-se numa base de dados (censitária e corrente) que contêm informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no País.

Dados contidos no Diretório dizem respeito aos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. Com isso, é capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil.

A unidade de análise que constitui a base de dados do Diretório é o grupo de pesquisa. Cada grupo de pesquisa deve organizar-se em torno de uma liderança (eventualmente duas), que é a fonte das informações sobre os grupos constantes na base. A relação do Diretório com os grupos é institucional. Assim, cabe aos dirigentes institucionais de pesquisa das instituições participantes (autorizadas previamente pelo CNPq) o credenciamento dos líderes de grupos e a certificação dos grupos na base de dados.

As informações sobre o grupo, os pesquisadores, estudantes, o pessoal de apoio técnico e as linhas de pesquisa são fornecidas pelos líderes dos grupos. Alguns dados pessoais sobre os pesquisadores e estudantes e aqueles relativos à produção científica, tecnológica e artística são compromissos de cada pesquisador e estudante, que os informam em seus currículos Lattes.

Aterogênese e dislipidemia

Angioplastia e implante coronariano; Aterogênese e trombose; Dislipidemia; Fatores de risco e (bio) marcadores de doença cardiovascular aterosclerótica.

Cardiologia Fetal

Avanços propedêuticos e terapêuticos no estudo das cardiopatias estruturais e funcionais do período pré-natal; Estados comportamentais do feto em situações normais e adversas; Estudo da função diastólica fetal; Fisiopatologia e avaliação das cardiopatias congênitas e adquiridas na infância; Medicina Fetal e Nutrição; Novos paradigmas no estudo da etiologia, repercussão, avaliação, prevenção e tratamento da constrição do ducto arterioso fetal.

Cirurgia Cardíaca

Avaliação anátomo-funcional da terapêutica cirúrgica cardiovascular; Estudos avançados em fibrilação atrial; Estudos funcionais e intervenções experimentais; Terapia gênica e celular

Cirurgia Cardiovascular e Transplantes

Assistência mecânica parcial e total ao coração; Avaliação mediana e tardia da correção cirúrgica das cardiopatias; Cirurgia cardíaca e transplante: Novos procedimentos cirúrgicos; Implante de artéria mamária em descendente anterior e angioplastia nos demais vasos.

Epidemiologia

Agentes fibrinolíticos, anticoagulantes, antitrombóticos e antiagregantes; Cardiogeriatria; Dislipidemia; Dislipidemia e diabetes mellitus; Doença de Chagas; Fatores de risco em doença arterial coronariana; Função endotelial; Genética; Hipertensão arterial sistêmica; Prevenção secundária da doença arterial coronária; Tele-ECG digital; Teoria inflamatória na cardiopatia isquêmica.

Prevenção Cardiovascular na Infância e Adolescência – Previna

Fatores de risco cardiovasculares em cardiopatias congênitas: mecanismos, impacto e acompanhamento longitudinal; Obesidade na infância e na adolescência; Prevenção primordial do risco cardiovascular: epidemiologia do curso da vida, detecção precoce, novos marcadores de risco e intervenções transdisciplinares na infância e na adolescência.

Hemodinâmica

Angioplastia e implantes coronarianos; Aspectos psicológicos da cardiopatia isquêmica; Avanços em métodos de diagnóstico cardiológico; Cardiologia intervencionista; Estudos avançados em fibrilação atrial; Estudos funcionais e intervenções experimentais; Fisiologia Cardiopulmonar; Fisiologia cardiovascular; Infarto agudo do miocárdio; Proteção radiológica; Recanalização percutânea de oclusões coronarianas crônicas

Insuficiência Cardíaca e Transplantes

Aspectos nutricionais do transplante cardíaco; Avanços propedêuticos e terapêuticos na abordagem da insuficiência cardíaca; Impacto do acompanhamento multiprofissional nos desfechos clínicos, hemodinâmicos, funcionais e de qualidade de vida em pacientes ambulatoriais com insuficiência cardíaca crônica.

Núcleo de Pesquisa em Cardiologia Geral

Cardiopatia isquêmica; Parada cardiorrespiratória; Sistema nervoso autonômico; Síncope; Wearable

Pesquisa e Inovação em Imagem Cardiovascular

Imagem cardiovascular nas cardiopatias estruturais; Métodos avançados em imagem cardiovascular; Ultrassonografia pulmonar.