Enfermagem


A Escola apresenta um potencial instalado em equipamentos, centros de pesquisa, laboratórios e centros diagnósticos invejáveis. Todo o potencial do Instituto de Cardiologia está disponível aos alunos da Escola Profissional pelo fato que o Instituto de Cardiologia, desde 2006, é considerado Hospital-Escola.

O aprendizado dos estudantes se dá de forma teórico-prática, alicerçado em princípios éticos, característicos de uma instituição de saúde que atende e presta serviço de qualidade para nossa sociedade. 

A busca da excelência no ensino visa à formação de um profissional atualizado, atento às exigências do mercado de trabalho na área da saúde, sustentado no cuidado humanizado. 

O sistema avaliativo visa oportunizar a construção de habilidades que favoreçam o desenvolvimento pessoal nos saberes significativos na formação profissional competente, específica para a assistência em saúde 

Os professores da Fundação Universitária de Cardiologia são profissionais proativos, responsáveis e possuem formação específica para a área da saúde e educação. Entendemos como primordial que o profissional que atua na formação de novos profissionais técnicos mantenha um olhar para seu próprio preparo profissional, buscando atualização contínua para o aprimoramento do fazer pedagógico. A participação como cidadão transformador da sociedade se dará por um docente estimulado, motivado e conhecedor de informações técnicas e teóricas na sua área de atuação, para resultados expressivos na educação profissional. Essa postura é intensamente valorizada e estimulada pela instituição, que reforça a aproximação com a comunidade através de ações dos nossos estudantes e docentes, em atividades de educação em saúde.

A Escola Profissional Fundação Universitária de Cardiologia tem na qualificação profissional para o mercado de trabalho compromisso vital, mas sobretudo em formar cidadãos capazes de atuar na área da saúde, como profissionais atentos a desenvolver assistência em saúde de qualidade à população. A escola apresenta diferencial no ensino técnico, pois precocemente introduz os seus estudantes em situações de aprendizado e a partir do segundo módulo do curso os estudantes começam a realizar a vivência prática na área da saúde.

As visitas técnicas, metodologias ativas de ensino, maioria absoluta dos componentes teóricos, são reforçados com aulas práticas, realizadas em nosso laboratório de enfermagem, professores qualificados especialistas em sua área e atuantes no mercado de trabalho, participação em campanhas de vacinação, semanas temáticas com palestrantes convidados e eventos diversificados na área da saúde.  O resultado desse movimento institucional pioneiro se consagra com a absorção imediata de nosso egresso no mercado da área da saúde.

Rita Beatriz Timmers

Ver publicações

Diretora Escola Profissional

Cybele Chemale Kessler

Ver publicações

Coordenadora do Curso Técnico de Enfermagem

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia Com Licenciatura pela Faculdade de Enfermagem Nª Srª Medianeira – FACEM/RS em Santa Maria/RS, Mestrado Profissional  em Enfermagem pela Universidade Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS/RS, Especialização em Auditoria em Saúde pelo Sistema Educacional Galileu /RS, MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Vale do Rio dos Sinos/RS, Pós…

Carolina Caruccio Montanari

Ver publicações

Corpo Docente

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Doutoranda e Mestre em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora e membro do Laboratório de Biologia Molecular aplicado à Nefrologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Professora do Instituto de Cardiologia do Rio…

Felipe Luiz Bertollo

Ver publicações

Corpo Docente

Graduado em Enfermagem Bacharel/Licenciatura desde 2007 pela UNISINOS, com a pós-graduação na Terapia Intensiva em 2010 pela UCS, com destaque para o cuidado intensivo hospitalar. O Mestrado acadêmico concluído no ICFUC – POA 2016 na linha de pesquisa sobre HAS, SNA e VFC. O Doutorado em andamento no ICFUC desde 2017. A área de atuação…

Fernanda Gonçalves Mossatte

Ver publicações

Corpo Docente

Enfermeira graduada pela UFRGS em 2016. Pós Graduação em Docência na Educação de curso técnico. Professora da Escola Profissional do Cardiologia desde 2017. Enfermeira RT em clínica de vacinação.

Gisele Martins Gomes

Ver publicações

Corpo Docente

Mestranda em Saúde Coletiva no PPG – UFRGS. Especialista em Saúde Coletiva Pública pela Escola de Saúde Pública do RGS. Especialista em Docência pelo IBGEN. Atua na Atenção Básica no município de Porto Alegre desde 2000.

Jacqueline Vaz

Ver publicações

Corpo Docente

Ex-aluna na Escola Profissional do Cardiologia no Curso Técnico em Enfermagem. Graduada em Enfermagem pelo IPA Metodista do Sul. Especialista em Cardiologia pelo Programa de Pós Graduação da Fundação Universitária de Cardiologia. Mestre em Processos de Pesquisa e Inovação em Saúde pela Fundação Universitária de Cardiologia. Pós-graduanda em Docência na Educação Profissional e Superior pelas…

Renata Machado Brasil

Ver publicações

Corpo Docente

Graduada em Enfermagem pela PUCRS Esp. em Enfermagem em Nefrologia – UFRGS Esp. em Educação para Preceptores da Saúde – Sírio Libanês Esp. em Segurança para o Paciente – Fiocruz. Enfermeira Assistencial do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre    

Tatiana Denise Godinho Spreng da Rocha

Ver publicações

Corpo Docente

Especialista em Teoria Psicanalítica e as psicoterapias da Infância, Adolescência (contemporâneo), Práticas Pedagógicas em Serviços de Saúde (UFRGS), Mestre em Processo de Saúde (Instituto de Cardiologia). Master Coach (ABRACOACHING). Psicoterapeuta, Coordenadora e professora do Curso de Especialização do curso Teoria Psicanalítica e as psicoterapias da Infância, Adolescência e Adulto (Contemporâneo), professora do Curso de Especialização…