PPG em Ciências da Saúde (Cardiologia)

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ATEROGÊNESE E CARDIOPATIA ISQUÊMICA

Angioplastia e Implantes Intracoronarianos: Comparação entre resultados de angioplastia por balão e stents coronarianos, principalmente quanto à ocorrência de reestenose e sua detecção a partir de fatores de risco pré, trans e pós-procedimento, e intervenções preventivas (em especial farmacológica)

Aspectos Psicossociais em pacientes cardiovasculares: Avaliação das características psicológicas na ontogênese das doenças cardiovasculares, bem como o estudo de aspectos sociais tais como gênero, família e contemporaneidade. Estudo de intervenções psicológicas e de educação em saúde voltadas à prevenção e à promoção da saúde. 

Aterogênese e Trombose: Investigação da gênese da aterosclerose e da aterotrombose em relação à função endotelial, inflamação e metabolismo lipídico.

Estudos de Fatores de Risco para Doenças Cardiovasculares: Obtenção de dados epidemiológios atualizados do Rio Grande do Sul, obtenção e avaliação de novos marcadores de risco para hipertensão e infarto, intervenções higieno-dietéticas, farmacológicas e procedimentos profiláticos, com o objetivo de redução da morbi-mortalidade e análise de custo-benefício.

Infarto Agudo do Miocárdio: Estudo dos fatores de risco, características clínicas, angiográficas e laboratoriais, e análise de incidência e preditores de eventos cardiovasculares em pacientes com infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST.

Recanalização Percutânea de Oclusões Coronarianas Crônicas: Registro multicêntrico internacional coordenado pelo ICFUC e com centros da América Latina e do Brasil, para avaliar características e resultados da recanalização de oclusões coronarianas crônicas.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CARDIOLOGIA FETAL E PEDIÁTRICA

Avanços Propedêuticos e Terapêuticos no Estudo das Cardiopatias Estruturais e Funcionais do Período Pré-Natal: Estudos relacionados a aspectos clínicos e ecocardiográficos das afecções cardiovasculares fetais, sua identificação, fisiopatologia, prevalência e prognóstico, assim como à efetividade terapêutica medicamentosa intra-uterina e ao desenvolvimento de novas técnicas de tratamento invasivo pré-natal. Estudo da resposta do coração fetal às modificações impostas pela acidose e às alterações hemodinâmicas presentes nas cardiopatias congênitas. 

Estudo da Função Diastólica Ventricular no Feto: Estudos avançados sobre métodos de avaliação pré-natal não-invasiva da função diastólica ventricular e seu papel na homeostase. Estudos clínicos e experimentais sobre a hipertrofia miocárdica fetal secundária ao diabetes materno. 

Fisiopatologia e Avaliação das Cardiopatias Congênitas e Adquiridas na Infância: Estudo da história natural morfológica de cardiopatias congênitas evolutivas e de métodos propedêuticos e terapêuticos não-invasivos e invasivos para a abordagem das cardiopatias na infância, assim como busca de novas informações sobre prevenção primária. 

Neurodesenvolvimento de Crianças com Cardiopatia Congênitas: Estudo do perfil neuropsicomotor de crianças com cardiopatia congênita e desenvolvimento de protocolos de estimulação e intervenção precoce multidisciplinares durante o desenvolvimento fetal até 3 anos de idade. 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA CARDIOVASCULAR

Avaliação Anátomo-Funcional da Terapêutica Cirúrgica: Estudo de técnicas inovadoras e avanços na correção cirúrgica das afecções cardíacas e da aorta. Análise evolutiva de resultados terapêuticos, das modificações nos cuidados peri-operatórios e da incorporação de tecnologias. 

Avanços em Métodos de Diagnóstico Cardiológico: Estudo sobre a avaliação da função ventricular esquerda, sistólica e diastólica, cardiopatia isquêmica e hipertensiva, valvopatias e miocardiopatias, assim como desenvolvimento de ferramentas de informática por métodos de imagem e banco de dados. 

Biologia molecular de doenças crônico-degenerativas com ênfase em doenças cardiovasculares; terapia gênica e celular em doenças cardíacas: Estudos, em modelos experimentais e em pesquisa clínica, de terapêutica das doenças cardiovasculares por técnicas de terapia gênica (utilizando Fator de Crescimento Vascular Endotelial VEGF165) e de terapia celular (por meio de células ronco de medula óssea), por abordagens percutâneas, intracoronárias ou transendocárdicas, cirúrgicas convencionais e por videocirurgia. São estudados modelos de cardiopatia isquêmica aguda e crônica, além das cardiomiopatias não-isquêmicas, podendo ser estendidos os estudos para outras doenças cardiovasculares. 

Cardio-oncologia Translacional: Trata-se de uma linha de pesquisa que aborda os efeitos tóxicos dos antineoplásicos sobre o sistema cardiovascular. Em virtude do aumento dos sobreviventes ao câncer e da incidência de doenças cardiovasculares nesta população, estratégias cardioprotetoras e regenerativas são uma demanda urgente. O estudo da cardiotoxicidade através desta linha de pesquisa busca, através de modelos in vitro, in vivo e de estudos em humanos, descrever mecanismos celulares e moleculares da
cardiotoxicidade; identificar alvos terapêuticos profiláticos e preventivos e biomarcadores, bem como o estudo de estratégias de regeneração miocárdica.

Estudos Avançados em Fibrilação Atrial: Estudo de novas abordagens farmacológicas e não-farmacológicas das arritmias cardíacas, sua efetividade e seus resultados clínicos.

Estudos Funcionais e Intervenções Experimentais: Estudos dos efeitos das intervenções medicamentosas, genéticas, por cateter e cirúrgicas, sobre a função cardiovascular, em laboratório experimental.

Reabilitação e educação transdisciplinar em cardiologia: Intervenções transdisciplinares em reabilitação e prevenção cardiovascular, aderência terapêutica e a orientações de saúde, educação em saúde, conhecimento dos pacientes sobre as condições cardiovasculares e intervenções em saúde, pesquisa em tradução eletiva do conhecimento clínico, intervenções transdisciplinares de melhora da qualidade e perspectiva de vida, em serviços de saúde.