Enfermagem


A Escola apresenta um potencial instalado em equipamentos, centros de pesquisa, laboratórios e centros diagnósticos invejáveis. Todo o potencial do Instituto de Cardiologia está disponível aos alunos da Escola Profissional pelo fato que o Instituto de Cardiologia, desde 2006, é considerado Hospital-Escola.

O aprendizado dos estudantes se dá de forma teórico-prática, alicerçado em princípios éticos, característicos de uma instituição de saúde que atende e presta serviço de qualidade para nossa sociedade. 

A busca da excelência no ensino visa à formação de um profissional atualizado, atento às exigências do mercado de trabalho na área da saúde, sustentado no cuidado humanizado. 

O sistema avaliativo visa oportunizar a construção de habilidades que favoreçam o desenvolvimento pessoal nos saberes significativos na formação profissional competente, específica para a assistência em saúde 

Os professores da Fundação Universitária de Cardiologia são profissionais proativos, responsáveis e possuem formação específica para a área da saúde e educação. Entendemos como primordial que o profissional que atua na formação de novos profissionais técnicos mantenha um olhar para seu próprio preparo profissional, buscando atualização contínua para o aprimoramento do fazer pedagógico. A participação como cidadão transformador da sociedade se dará por um docente estimulado, motivado e conhecedor de informações técnicas e teóricas na sua área de atuação, para resultados expressivos na educação profissional. Essa postura é intensamente valorizada e estimulada pela instituição, que reforça a aproximação com a comunidade através de ações dos nossos estudantes e docentes, em atividades de educação em saúde.

A Escola Profissional Fundação Universitária de Cardiologia tem na qualificação profissional para o mercado de trabalho compromisso vital, mas sobretudo em formar cidadãos capazes de atuar na área da saúde, como profissionais atentos a desenvolver assistência em saúde de qualidade à população. A escola apresenta diferencial no ensino técnico, pois precocemente introduz os seus estudantes em situações de aprendizado e a partir do segundo módulo do curso os estudantes começam a realizar a vivência prática na área da saúde.

As visitas técnicas, metodologias ativas de ensino, maioria absoluta dos componentes teóricos, são reforçados com aulas práticas, realizadas em nosso laboratório de enfermagem, professores qualificados especialistas em sua área e atuantes no mercado de trabalho, participação em campanhas de vacinação, semanas temáticas com palestrantes convidados e eventos diversificados na área da saúde.  O resultado desse movimento institucional pioneiro se consagra com a absorção imediata de nosso egresso no mercado da área da saúde.

Rita Beatriz Timmers

Ver publicações

Diretora Escola Profissional