Registros Clínicos

O setor de Registros Clínicos e REDCap está vinculado diretamente à Diretoria Científica da Fundação Universitária de Cardiologia (Porto Alegre, RS, Brasil), sendo supervisionado e dirigido pelo Prof. Dr. Iran Castro e coordenado pela Profª. Drª. Marcia Moura Schmidt.

O setor tem como finalidade principal dar suporte para a elaboração, aprimoramento e/ou desenvolvimento de bancos de dados para estudos uni ou multicêntricos, nacionais e/ou internacionais.

O setor também realiza o suporte de bancos de dados institucionais alocados no REDCap para fins de gerenciamento e produção de indicadores, tanto para uso em pesquisa quanto para monitoramento da qualidade assistencial dos setores.

Promovendo, assim, a colaboração entre os diferentes profissionais, o desenvolvimento e a capacitação das pessoas quanto ao gerenciamento e uso de bancos de dados na área da saúde.

MISSÃO

Desenvolver ações para estimular a colaboração entre pesquisadores no âmbito interno e externo do Instituto de Cardiologia, de forma que os(as) pesquisadores(as) encontrem um ambiente de suporte e estímulo para a manutenção, aprimoramento e/ou desenvolvimento de estudos uni e multicêntricos, nacionais e/ou internacionais.

ESTRUTURA

O setor também conta com uma sala específica para monitoramento e acompanhamento dos projetos, na qual estão disponíveis 5 computadores, notebook, impressora e 2 ramais telefônicos para ligações nacionais/internacionais.

A base de dados e todo o sistema REDCap está armazenado em um servidor físico alocado na instituição e dedicado exclusivamente para uso dessa plataforma e são realizados backups diários para controle e segurança dos dados.

PROJETOS EM ANDAMENTO

A base de dados utilizada é o REDCap que conta com 145 bancos de dados em andamento com fins de pesquisa e/ou gerenciamento de dados.

O Setor em parceria com o COMUI – Conselho Municipal do Idoso – desenvolve um Registro de infarto agudo do miocárdio em pacientes acima de 60 anos.

Realiza a coordenação do Registro Multicêntrico de Stent Farmacológico no Tronco da Coronaria esquerda não protegido (TCENP), em parceria com a SCITECH®, desenvolvedora do primeiro stent farmacológico brasileiro.

O setor também realiza a coordenação e gerenciamento do LATAM SBHCI CTO Registry, que é um Registro da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista para monitoramento da qualidade de dados de centros que realizam intervenções coronárias percutâneas em pacientes com oclusões totais crônicas na América Latina. O estudo conta com a participação de 7 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Porto Rico) e 37 centros (dados atualizados em dezembro/2018).

Ainda colabora com dois Registros Clínicos nacionais: Registro de Implante de Bioprotese Aórtica por Cateter (RIBAC-NT), pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista e o Brazilian Registry of adult patients undergoing to cardiovascular surgery (BYPASS), coordenado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e HCor.

PESQUISADORES

A plataforma REDCap proporciona a colaboração entre pesquisadores de forma local e/ou remota. Abaixo podemos observar o mapa com os locais em que esses pesquisadores acessaram a plataforma REDCapⓇ do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul / Fundação Universitária de Cardiologia em 2020.

O setor contava com 551 usuários cadastrados na plataforma, atuando em 145 bancos de dados de estudos nacionais e/ou internacionais. (outubro/2020)

EQUIPE

Coordenação

Márcia Moura Schmidt

Vice Coordenadora do PPG

Colaboradores

Eduarda Rech Guazzelli

Carlos Filipe Moraes Coimbra

Egidio Ruggini Junior

Vitória da Silva

Flávia Rech Guazzelli

Vanessa Henrique Silva

CURSOS, TREINAMENTOS E MONITORIAS

O IC-FUC oferece monitoria gratuita sobre o uso do REDCap para pesquisadores que tenham o interesse em aprimorar as bases de dados dos estudos que estão armazenados no REDCap do IC-FUC.
Também oferecemos treinamentos

e cursos para os grupos de pesquisa que tenham interesse em aprender a gerenciar ou utilizar o REDCap.

Assim como, também podemos montar cursos direcionados para o aprofundamento em ferramentas específicas do sistema REDCap.

CONTATO

3260 3600 ramais 4139 ou 4160

redcap.cardiologia@gmail.com