Antecedentes

Há mais de 25 anos o IC/FUC implementou seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), marcando uma contribuição significativa na formação de aproximadamente 900 jovens pesquisadores. O principal objetivo do programa é incentivar alunos de graduação a se engajarem em projetos de pesquisa institucionais, promovendo assim o desenvolvimento do pensamento crítico e do método científico.

FINALIDADES DO PIBIC

  • Fomentar a formação e novos pesquisadores;
  • Impulsionar a produção científica de alta qualidade e a inclusão de novos orientadores no processo;
  • Manter uma política consistente de pesquisa em iniciação científica, facilitando a integração com a pós-graduação.

O Programa estabelece uma conexão direta entre estudantes de graduação a projetos, culminando em um trabalho final avaliado que é avaliado e reconhecido, oferecendo uma resposta imediata ao desenvolvimento acadêmico do aluno e incentivando sua continuidade acadêmica, em especial nos estudos de pós-graduação.

O PIBIC engloba atividades de pesquisa, incluindo oficinas mensais, além de um acompanhamento contínuo do progresso dos alunos, que é realizado por meio da entrega periódica de relatórios.

Em 1997, foi realizado o nosso 1º Salão de Iniciação Científica (SIC), evento que desempenha um papel crucial no aprimoramento dos jovens cientistas ao promover um espaço de interação acadêmica e oportunidades para a apresentação e discussão de temas livres associados aos seus projetos de pesquisa.

Em 2001, a Instituição criou o Prêmio Bolsista Destaque, uma honraria concedida ao bolsista que mais se destacou durante o período de sua bolsa, reforçando o reconhecimento e a valorização de nossos talentosos jovens pesquisadores.

APOIO: