Sobre o LPIC

O Laboratório de Pesquisa e Inovação em Imagem Cardiovascular foi criado em setembro de 2017 o com a proposta de oferecer uma estrutura multiusuário inteiramente dedicada à pesquisa e ao ensino da imagem cardiovascular. Com a premissa do desenvolvimento e validação clínica de novas tecnologias em imagem, o Laboratório apresenta uma estrutura moderna que possibilita a realização de exames com integração de sinais fisiológicos e o pós-processamento de imagens em multimodalidade cardiovascular.

Os equipamentos ultrassonográficos atualmente disponíveis permitem estudos nos campos da ecodopplercardiografia com metodologias avançadas (estresse, speakle-tracking e 3D), Doppler neuro-cardiovascular, ultrassonografia geral e ultrassom point-of-care.

Tendo como diferencial um modelo focado na inovação, o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Imagem Cardiovascular estabeleceu uma ampla rede de cooperação nacional e internacional com instituições da área acadêmica e da saúde, empresas biomédicas e startup’s.

Nossa missão é aprimorar o diagnóstico e o tratamento das doenças cardiovasculares por meio do desenvolvimento e da validação de novas tecnologias em imagem

ESTRUTURA

Localizado no andar térreo do prédio principal do Instituto de Cardiologia, próximo aos ambulatórios e unidade de emergência.

ultrassonografia

Estações de
pós-processamento
de imagens

Dataserver para armazenamento de exames

Módulo de
ergometria e eltrocardiograma

Ergocicloergômetro
semi-supino

simulação de
microgravidade

Softwares avançados de pós-processamento