Registros Clínicos

O setor de Registros Clínicos e REDCap está vinculado diretamente à Diretoria Científica da Fundação Universitária de Cardiologia (Porto Alegre, RS, Brasil), sendo supervisionado e dirigido pelo Prof. Dr. Iran Castro e coordenado pela Profª. Drª. Marcia Moura Schmidt.

O setor tem como finalidade principal dar suporte para a elaboração, aprimoramento e/ou desenvolvimento de bancos de dados para estudos uni ou multicêntricos, nacionais e/ou internacionais.

O setor também realiza o suporte de bancos de dados institucionais alocados no REDCap para fins de gerenciamento e produção de indicadores, tanto para uso em pesquisa quanto para monitoramento da qualidade assistencial dos setores.

Promovendo, assim, a colaboração entre os diferentes profissionais, o desenvolvimento e a capacitação das pessoas quanto ao gerenciamento e uso de bancos de dados na área da saúde.

MISSÃO

Desenvolver ações para estimular a colaboração entre pesquisadores no âmbito interno e externo do Instituto de Cardiologia, de forma que os(as) pesquisadores(as) encontrem um ambiente de suporte e estímulo para a manutenção, aprimoramento e/ou desenvolvimento de estudos uni e multicêntricos, nacionais e/ou internacionais.

ESTRUTURA

O setor também conta com uma sala específica para monitoramento e acompanhamento dos projetos, na qual estão disponíveis 5 computadores, notebook, impressora e 2 ramais telefônicos para ligações nacionais/internacionais.

A base de dados e todo o sistema REDCap está armazenado em um servidor físico alocado na instituição e dedicado exclusivamente para uso dessa plataforma e são realizados backups diários para controle e segurança dos dados.

PROJETOS EM ANDAMENTO

A base de dados utilizada é o REDCap que conta com 145 bancos de dados em andamento com fins de pesquisa e/ou gerenciamento de dados.

O Setor em parceria com o COMUI – Conselho Municipal do Idoso – desenvolve um Registro de infarto agudo do miocárdio em pacientes acima de 60 anos.

Realiza a coordenação do Registro Multicêntrico de Stent Farmacológico no Tronco da Coronaria esquerda não protegido (TCENP), em parceria com a SCITECH®, desenvolvedora do primeiro stent farmacológico brasileiro.

O setor também realiza a coordenação e gerenciamento do LATAM SBHCI CTO Registry, que é um Registro da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista para monitoramento da qualidade de dados de centros que realizam intervenções coronárias percutâneas em pacientes com oclusões totais crônicas na América Latina. O estudo conta com a participação de 7 países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Porto Rico) e 37 centros (dados atualizados em dezembro/2018).

Ainda colabora com dois Registros Clínicos nacionais: Registro de Implante de Bioprotese Aórtica por Cateter (RIBAC-NT), pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista e o Brazilian Registry of adult patients undergoing to cardiovascular surgery (BYPASS), coordenado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e HCor.

PESQUISADORES

A plataforma REDCap proporciona a colaboração entre pesquisadores de forma local e/ou remota. Abaixo podemos observar o mapa com os locais em que esses pesquisadores acessaram a plataforma REDCapⓇ do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul / Fundação Universitária de Cardiologia em 2020.

O setor contava com 551 usuários cadastrados na plataforma, atuando em 145 bancos de dados de estudos nacionais e/ou internacionais. (outubro/2020)

EQUIPE

Coordenação

Márcia Moura Schmidt

Coordenadora do PPG

Colaboradores

Eduarda Rech Guazzelli

Carlos Filipe Moraes Coimbra

Egidio Ruggini Junior

Vitória da Silva

Flávia Rech Guazzelli

Vanessa Henrique Silva

CURSOS, TREINAMENTOS E MONITORIAS

O IC-FUC oferece monitoria gratuita sobre o uso do REDCap para pesquisadores que tenham o interesse em aprimorar as bases de dados dos estudos que estão armazenados no REDCap do IC-FUC.
Também oferecemos treinamentos

e cursos para os grupos de pesquisa que tenham interesse em aprender a gerenciar ou utilizar o REDCap.

Assim como, também podemos montar cursos direcionados para o aprofundamento em ferramentas específicas do sistema REDCap.

CONTATO

3260 3600 ramais 4139 ou 4160

redcap.cardiologia@gmail.com