Docentes e Disciplinas
DOCENTES























DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Bioestatística (2 créditos)
A disciplina aborda os usos práticos da bioestatística na área da saúde, incluindo atividades práticas, discutindo possibilidades de análise e escolha das abordagens estatísticas mais adequadas para cada objetivo de pesquisa. Assim como, discute a análise estatística dentro de artigos científicos e aprofunda o conhecimento sobre métodos estatísticos na área da saúde.
Bioética (2 créditos)
Histórico e conceitos de Bioética abordados em suas diferentes vertentes, incluindo as normas de pesquisas em seres humanos e animais, adotadas no Brasil e no Exterior. Implicações bioéticas nos avanços científicos e suas repercussões éticas na prática diária do profissional da saúde. As técnicas de ensino/aprendizagem darão ênfase na participação dos alunos, salientando e reforçando a formação humanística.
Cardiologia básica (2 créditos)
Revisão e discussão das principais patologias do coração baseados em bibliografia de referência das doenças cardíacas. Avaliação de métodos diagnósticos atuais e suas indicações, além das principais terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas na cardiologia, ambos baseados nas recomendações das últimas diretrizes. Serão feitas análises críticas de casos práticos, estimulando nos alunos que não são cardiologistas, o raciocínio crítico baseado em evidências.
Metodologia científica aplicada à pesquisa clínica (2 créditos)
A formação nuclear em pesquisa é fundamental para o aluno de Pós-graduação. Esta disciplina aborda os aspectos práticos da elaboração de um trabalho científico, com ênfase nos métodos de pesquisa clínica e, em especial, no ensaio clínico randomizado. O domínio destas técnicas é essencial para o profissional de saúde envolvido em pesquisa e produção de conhecimento científico.
DISCIPLINAS ELETIVAS
Advanced Topics in Cardiology (1 crédito)
A disciplina propõe-se a discutir tópicos atuais na investigação básica e clínica em Cardiologia, com discussão de artigos e palestras recentes trazendo avanços nesta área, sendo todas as atividades realizadas em inglês. Os tópicos envolverão: biologia celular e molecular do sistema cardiovascular; fisiopatologia cardiovascular; aterogênese e trombose; exercício físico, nutrição e doenças cardiovasculares; e cardiologia fetal e pediátrica.
Aspectos psicossociais do processo saúde doença em pacientes cardiovasculares (1 crédito)
Abordagem do processo saúde-doença em pacientes cardiovasculares com ênfase nos aspectos psicológicos, sociais e culturais.
Aterogênese e trombose (1 crédito)
A disciplina discute atualidade em aterosclerose. Dos fatores de risco à ruptura da placa aterosclerótica. Aborda também os aspectos diagnósticos e de tratamento com prioridade para tópicos avançados do assunto. Como contempla alunos de diferentes áreas da saúde, os assuntos discutidos são adaptados para cada área.
Atualidades de nutrição em cardiologia (1 crédito)
Debates de diferentes áreas da nutrição em Cardiologia, como a nutrição na gestação com foco em cardiologia fetal, a terapia nutricional da criança com cardiopatia congênita, e a prevenção e tratamento nutricional dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. A disciplina proporcionará uma abordagem interdisciplinar para trocas de experiências inovadoras, enfatizando a promoção da saúde cardiovascular através da nutrição.
Banco de Dados (1 crédito)
A disciplina aborda critérios para melhorar a qualidade na montagem, armazenamento e compartilhamento de bancos de dados para pesquisa na área da saúde. Desenvolve atividades de ensino com ênfase na qualidade da entrada de dados utilizando o REDCap®.
Biologia celular e molecular aplicada a cardiologia (1 crédito)
Objetiva conduzir o aluno de pós-graduação no conhecimento dos conceitos básicos de biologia celular e molecular e da sua participação na patogênese de doenças cardiovasculares.
Cardiologia Pediátrica (2 créditos)
Seleção e apresentação de artigos científicos em tópicos avançados de fisiopatologia, propedêutica e terapêutica na área de Cardiologia Pediátrica, com discussão de aspectos relacionados aos estudos apresentados. Serão discutidos aspectos de delineamento, metodologia científica, análise estatística, interpretação dos resultados e conclusões dos estudos apresentados. Elaboração de um artigo referente ao apresentado pelo aluno no seminário, sob a forma de carta ao Editor. Metodologias ativas de ensino adaptadas para alunos PCD conforme sua deficiência.
Diagnóstico e tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica – HAS (1 crédito)
As doenças cardiovasculares, anualmente, são responsáveis por mais de 30% da mortalidade mundial. Dentro deste cenário, a grande maior das mortes possui associação, de maior ou menor grau, com a hipertensão arterial sistêmica. Portanto, esta condição torna-se alvo terapêutico importante para a saúde individual e coletiva. As formas de diagnóstico e tratamento, farmacológicos e não-farmacológicos, devem ser constantemente atualizados para que haja evolução no entendimento da doença, minimizando os impactos que ela causa. Dessa forma, pretende-se apresentar aos alunos de pós-graduação tópicos sobre a importância de reconhecer, avaliar, pesquisar, prevenir e tratar a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) de forma farmacológica e não farmacológica. Abordar conceitos básicos relacionados a fisiopatologia da HAS e aspectos específicos relacionados à sua relação com outros fatores de risco e morbimortalidade.
Epidemiologia (2 créditos)
O profissional da área da saúde deve estar em constante busca de informação científica para uma prática embasada em evidências. Para tanto, é fundamental aprender a buscar e a avaliar criticamente estas evidências. A disciplina de Epidemiologia Clínica tem por objetivo desenvolver uma atitude crítica nos alunos em relação às diversas formas de evidências científicas, discutir cada etapa da elaboração de um trabalho científico e proporcionar a prática da leitura de artigos científicos.
Escrita cientifica (1 crédito)
Disciplina prática que visa acompanhar o aluno no processo de escrita de artigos científicos. Essa disciplina deverá ter como pré-requisito dados coletados do respectivo projeto a ser trabalhado. É pré-requisito para essa disciplina ter projeto de pesquisa com dados coletados pelo menos parcialmente.
Exercício físico e doenças cardiovasculares (2 créditos)
As doenças cardiovasculares, anualmente, são responsáveis por mais de 30% da mortalidade mundial. Em muitos casos, a prática regular do exercício físico assegura alterações em âmbito cardiovascular e metabólico cujos benefícios poderiam diminuir a prevalência e incidência dos insultos cardiometabólicos. Existe uma vasta evidência na literatura abordando a importância do exercício físico regular no sentido preventivo ou terapêutico. Portanto, neste sentido, esta disciplina tem como cerne principal a construção de conhecimento sobre os efeitos do exercício e treinamento físico focando as doenças cardiovasculares associadas ou não a distúrbios metabólicos.
Fisiopatologia cardiovascular (2 créditos)
Estudo de aspectos arquiteturais e histológicos referentes à contração cardíaca, determinantes da função cardíaca, transporte de oxigênio para as células e alterações anatômicas e funcionais hemodinâmicas normais e patológicas.
Imunocardiologia (2 créditos)
A disciplina de Imunocardiologia visa a compreensão dos mecanismos básicos que regem o funcionamento do sistema imune. Abrange o estudo da organização anatômica e funcional dos componentes do sistema imune e dos mecanismos celulares e moleculares que medeiam a imunidade inata e a imunidade adquirida. Estes incluem o reconhecimento de antígenos, ativação de linfócitos T e B e outras células do sistema imune, bem como da ação efetora celular e humoral. Como imunopatologia, são abordados os mecanismos imunológicos envolvidos nas doenças cardiovasculares.
Métodos de imagem cardiovascular aplicados à pesquisa clínica (2 créditos)
A rápida evolução das técnicas avançadas de imagem somados à crescente aplicação em pesquisas científicas criaram uma nova demanda por pesquisadores habilitados a trasladar as tecnologias dos novos métodos em novos conhecimentos e protocolos clínicos.
Pedagogia na área de ciências da saúde (1 crédito)
Reflexão crítica sobre o significado e contextualização da Educação, em especial da Educação Superior, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo e formativo da docência e do compromisso ético e epistemológico do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos e metodológicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora. Compreensão e exploração da dimensão pedagógica implicada nos processos de ensino e de aprendizagem na formação dos profissionais da área da saúde.
Revisão sistemática e meta-análise (2 créditos)
Disciplina teórico-prática que visa capacitar o aluno na elaboração de revisões sistemáticas (RS) com ou sem metanálise. RS de ensaios clínicos randomizados e estudos observacionais serão exploradas, contemplando os principais componentes: definição do tema, estratégia de busca sistemática na literatura, seleção dos estudos, extração de dados, avaliação da qualidade metodológica e do risco de viés, análise dos dados e realização da metanálise (programas RevMan e R). Visa a elaboração de um artigo de revisão sistemática.
Seminários Avançados em Cardiologia (1 crédito)
Análise crítica de temas atuais sobre cardiologia, relacionando teoria e prática clínica, através de seminários apresentados por professores convidados e/ou alunos do PPG, mediados pelo professor regente da disciplia, através de conferências introdutórias, seguidos por debates.
Seminários avançados em cardiologia fetal (2 créditos)
Tópicos avançados de investigação em fisiopatologia propedêutica e terapêutica de Cardiologia Fetal. Estado atual e abordagem crítica da indicação cirúrgica, do tratamento pós-operatório e do cateterismo intervencionista das cardiopatias congênitas.
Seminários de tese (1 crédito)
A disciplina consiste em seminários com os alunos sob orientação do professor, sendo que estes deverão apresentar os resultados parciais ou totais dos seus trabalhos de pós-graduação. Serão discutidos aspectos relacionados à apresentação do estudo, delineamento, metodologia científica, análise estatística, interpretação dos resultados e das conclusões. Esta disciplina será desenvolvida ao longo de um semestre, constando de reuniões semanais em que serão apresentados os projetos, dissertações e/ou teses em andamento pelo aluno em questão, discutidas com o grupo de alunos.
Sistema vascular: uma abordagem translacional (1 crédito)
O tecido endotelial vascular é conhecido por ser fundamental para a modulação do tônus vascular, no entanto, seu papel para a saúde do sistema cardiovascular vai muito além. Atualmente, sabe-se que a disfunção do tecido endotelial é determinante para o agravamento de condições patológicas como a hipertensão arterial, o diabetes, o desenvolvimento e progressão da aterosclerose, dentre outras. Neste sentido, o pleno conhecimento dos mecanismos reguladores vasculares endoteliais, bem como dos fatores comportamentais que podem modular o seu funcionamento, se apresentam como ferramentas fundamentais para a prática clínica nas diferentes áreas da saúde.